Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Casa do Conhecimento de Vila Verde promove dia 16 de junho, a 20ª sessão da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento com o livro “FAZER PELA VIDA um retrato de Fernando Pessoa o empreendedor” de António Mega Ferreira

No próximo dia 16 de junho, pelas 17h30, a Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento irá reunir-se para a sua 20ª sessão promovida pela Casa do Conhecimento de Vila Verde, com dinamização de Manuela Barreto Nunes, Investigadora em Ciência da Informação, Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela em Vila Verde.

Para participar registe-se em: https://bit.ly/CL_S20

Propõe-se como leitura o livro FAZER PELA VIDA um retrato de Fernando Pessoa o empreendedor” de António Mega Ferreira.

“Este livro pretende iluminar alguns aspectos da vida prática de Fernando Pessoa, que, prisioneiro de uma grafomania ímpar na nossa história literária, deixou também testemunho escrito das muitas actividades com que tentou, com sucesso desigual, sobreviver.

Porque um poeta, mesmo genial, é «quotidiano e tributável«, e nessa forçada mediania é que se cumpre uma vida, quando falha o apelo dos oceanos distantes ou o empolgamento das aventuras exóticas. Para isso, para que a sua existência se prolongue por 47 anos, é necessário que disponha de meios de subsistência - é necessário fazer pela vida.”

(sinopse do livro)

António Mega Ferreira, nasceu a 25 de março de 1949, em Lisboa.

Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e estudou Comunicação Social, na Universidade de Manchester. A sua carreira profissional é multifacetada, com percurso como escritor, sendo-lhe atribuído o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco pelo seu livro A Expressão dos Afectos; como jornalista, no Jornal Novo, no Expresso, em O Jornal, no Jornal de Letras, Artes e Ideias, na RTP. Fundou as revistas Ler eOceanos”; como gestor cultural, sendo comissário executivo da Expo’98, Presidente da Parque Expo (1999-2002), Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém (2006-2012), Diretor Executivo da AMEC/Metropolitana (2013 a 2019).

A Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento é uma iniciativa conjunta dos Serviços de Documentação, Bibliotecas e Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Montalegre, da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura, da Casa do Conhecimento de Vila Verde, esta última em colaboração com a Biblioteca Professor Machado Vilela.

Casa do Conhecimento de Vila Verde,

31 de maio de 2021

 

 

 


Espaços Espaços

Auditório Multimédia

Espaço dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.

 

 

 

 

 

Links úteis Links úteis