Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Vila Verde para além do Verde inaugurou na Videoteca da Ponte, em Braga

 Decorreu durante a manhã de 6 de julho, na Videoteca da Ponte a inauguração da exposição de fotografia Vila Verde para além do verde. O evento contou com a presença das vereadoras, Júlia Fernandes, do pelouro da Educação, Cultura e Ação Social do Município de Vila Verde e Lídia Dias, do Pelouro da Educação e Cultura do Município de Braga e do coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, José Ismael Graça.

A Vereadora do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes manifestou o seu agrado por esta iniciativa, agradecendo à Vereadora Lídia Dias o acolhimento da referida exposição na Videoteca de Braga. Caracterizou-a como uma exposição que retrata de forma peculiar o ambiente natural de Vila Verde, sendo fruto de um trabalho colaborativo que envolveu inúmeras “expedições”fotográficas e sessões de trabalho das equipas envolvidas. “Esta é uma exposição que caracteriza a beleza de Vila Verde, mas a proximidade geográfica com Braga, confere-lhe um excelente enquadramento, uma vez que nela se podem encontrar alguns aspetos em comum”. Terminou referindo que esta é mais uma iniciativa que estreita laços entre os dois municípios, nomeadamente com a Casa do Conhecimento de Vila Verde.

Lídia Dias, Vereadora do Município de Braga agradeceu à sua homóloga a escolha da Videoteca da Ponte para mostrar a exposição. Referiu que “para Braga, receber esta exposição de fotografia e digital faz todo o sentido, porque é a nossa marca. Braga é cidade Criativa da UNESCO, na categoria de Media Arts e faz sentido aproximar estas linguagens do público.”Elogiou a beleza das fotografias, estando certa que a mensagem de sensibilização para as questões ambientais e sua preservação, chegará ao público que visita a Videoteca. Agradeceu a parceria estabelecida, considerando-a um meio para trabalhos futuros em conjunto.

Vila Verde para além do verde, uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e do Grupo  STOL -  Science Trough Our Lives, caracteriza-se como uma singular exposição de fotografia que associa biodiversidade e natureza, com conhecimento e tecnologia. Procura dar a conhecer um pouco do ambiente natural do Município de Vila Verde, nomeadamente da sua fauna e flora. Na sua essência constitui um alerta à necessidade de proteção e conservação da natureza e sensibilizar para o respeito do meio ambiente. É uma mostra que apresenta um conjunto de 63 fotografias de autores diversos e texto inédito inspirado nas diferentes imagens.

6 de julho de 2018

 

 


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.