Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Realizou-se na Casa do Conhecimento de Vila Verde - 3ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento

 

Realizou-se na Casa do Conhecimento de Vila Verde, a 18 de setembro, a 3º sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento, promovida pela Casa do Conhecimento de Montalegre, com dinamização de Gorete Afonso, da Biblioteca Municipal de Montalegre e com a participação especial da Drª Susana Alves, médica no Centro de Saúde e UCC de Montalegre. À sessão estiveram conectadas por videoconferência as comunidades locais de leitores das Casas do Conhecimento que aderiram a esta iniciativa.

O livro escolhido para a sessão foi A Ameaça, de Ken Follett que deixou em aberto um debate sobre ciência e ética. O livro retrata o roubo de um antivírus para uma das mais perigosas variedades do Ébola que, para além de proporcionar a leitura de um thriller repleto de ação e suspense, permite refletir sobre a utilização das inúmeras descobertas científicas, seus benefícios e riscos.

Deste grande autor internacional podemos dizer que nasceu no País de Gales, formou-se em Filosofia, começou a sua atividade profissional como jornalista e em 1978 publicou a sua primeira obra com o título Eye of the Needle, sendo este o seu marco como escritor.

Tendo completado a 5 de junho, 70 anos de idade, Ken Follett, mantém uma escrita poderosa nos géneros policial, thriller e romance histórico envolvendo emocionalmente os leitores, nunca deixando de os surpreender a cada publicação.

Da parte da comunidade de Leitores da Casa do Conhecimento de Vila Verde a sessão constitui um excelente momento de partilha sobre as impressões e sensações provocadas pela leitura desta obra, sobre a escrita do autor, permitindo posteriormente conversas soltas sobre outras obras e géneros literários.

Convidamo-lo a estar presente na próxima sessão da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento, que se irá realizar no dia 16 de outubro, das 17h30 às 19h00.

Aguardamos por si!

Casa do Conhecimento de Vila Verde,

19 de setembro de 2019.

 

 


Espaços Espaços

Auditório Multimédia

Espaço dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.

 

 

 

 

 

Links úteis Links úteis