Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

MobiCurtas 6ª Edição – Exibição dos conteúdos multimédia

 Durante o dia 2 de maio, decorreu na Casa do Conhecimento a Exibição dos conteúdos multimédia produzidos no âmbito do MobiCurtas, uma iniciativa da Casa do Conhecimento e da Rede de Clubes Casa do Conhecimento.

A sessão de exibição contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado, António Peixoto, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Armando Machado, do Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, João Graça, dos professores orientadores e de mais de 150 alunos.

A 6ª Edição do MobiCurtas envolveu alunos do 7º ao 12º ano, da EB2,3 de Prado, da EB2,3 Monsenhor Elísio Araújo, da EB2,3 da Ribeira do Neiva, da EB2,3 de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Escola Secundária de Vila Verde. No total, participaram 101 alunos que produziram 33 curtas, somando 48 minutos de exibição de conteúdos, estando todos eles subordinados ao tema “Imagens de Ciência”.

Nesta edição pretendia-se que os jovens centrassem a sua atenção em fenómenos do quotidiano que pudessem ser interpretados à luz da ciência e, posteriormente fossem comunicados e explicados através da imagem, nomeadamente através da produção de conteúdos.

Aquando do lançamento desta edição, ficou a expectativa desta temática poder constituir interesse para despertar a curiosidade e a criatividade dos jovens e pode afirmar-se, com toda a certeza, que o desafio foi altamente superado dada a elevada participação e qualidade dos trabalhos apresentados.

3 de maio de 2018


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.