Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Exposição iLUX 2015 na Casa do Conhecimento de Vila Verde – Uma exposição centrada na temática da luz

 

 

A Casa do Conhecimento receberá de 11 de fevereiro a 1 de março, a iLUX 2015 uma exposição centrada na temática da luz que apresenta uma galeria de cartoons de ciência associada a atividades hands on, jogos, modelos didáticos e objetos manipuláveis, ilustrativos dos temas abordados.

A luz é essencial à grande maioria dos seres vivos, ela influencia a vida das plantas, dos animais e do ser humano, sendo a sua existência ou ausência determinante para a sua sobrevivência, saúde e bem-estar.

O domínio da luz remonta à Pré-História com a tentativa de domínio do fogo, não apenas pela essência do fogo como fonte de calor, mas também como fonte luz que permitia alterar as rotinas impostas pela duração da luz solar. A luz foi venerada durante séculos por todos os povos, constituiu um enigma até ser estudada por várias ciências.

Hoje em dia, a luz é ciência, é tecnologia, é arte e cultura, está presente em múltiplas e diferentes áreas como a física, a astrofísica, a biologia, a eletrónica, a filosofia, a fotografia, o cinema, a pintura, a escultura, entre outras.

Em suma e de acordo com a Ciência Moderna, pode dizer-se que tudo o que existe no Universo é condicionado pela presença da luz.

A iLUX 2015 é uma exposição do grupo STOL - Science Through Oue Lives, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, surgiu no âmbito do Ano Internacional da Luz e pretende comunicar e transmitir conhecimentos da área da ciência a um público generalizado.

A exposição tem como destinatários alunos e professores dos diferentes níveis de ensino e público em geral.

A exposição pode ser visitada das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00. Os grupos deverão efetuar marcação por telefone – 968 514 917 ou por e-mail casadoconhecimento@cm-vilaverde.pt.

Casa do Conhecimento de Vila Verde, 

6 de fevereiro de 2019


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.