Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento um novo desafio para os amantes da leitura

Na manhã de 9 de maio, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, decorreu a apresentação conjunta por videoconferência da conferência de imprensa sobre o projeto Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, uma iniciativa organizada pela Casa do Conhecimento e pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, em colaboração com as Casas do Conhecimento dos Municípios de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde.

Na abertura da sessão a Vice-Reitora para a Cultura e Sociedade da Universidade do Minho, Professora Manuela Martins considerou este projeto “emblemático, com potencial tecnológico, sempre visando a articulação com a sociedade. No qual o “livro dá sentido ao conhecimento, ao valor da palavra e aquilo que nos suscita”.

Por sua vez, a opinião das Vereadoras dos Município Boticas, Montalegre e Paredes de Coura foi unânime atribuindo a este projeto o valor do conhecimento, do prazer da leitura, do contacto com os autores, do debate e da partilha de opiniões e uma mais-valia para os concelhos mais isolados.

O Presidente do Município de Vila Verde, Dr. António Vilela manifestou o seu agrado pela participação na Rede de Casas do Conhecimento, pela interação entre elas, nomeadamente com este projeto da Comunidade de Leitores. Referiu-o como “um projeto com grande valor social e cultural, capaz de aproximar pessoas através do livro e do prazer da leitura. Se tivermos oportunidade de colocar a comunidade, e principalmente os jovens, em contacto com outras culturas, interagindo com elas através da leitura estamos no caminho certo para abrir horizontes e proporcionar momentos de conhecimento muito variados”.

Por uma via com grande cariz tecnológico, formalizou-se o arranque da 1ª edição da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, a decorrer entre junho e dezembro de 2019, num conjunto de seis sessões, a realizar nas datas e horário definidos no programa. Pretende-se que cada Casa do Conhecimento crie a sua comunidade local de leitores que, por sua vez, integrará uma comunidade em rede, composta por todas as comunidades de leitores dos parceiros aderentes, com o intuito de se partilharem experiências de leitura dos livros selecionados mensalmente para cada sessão.

A organização das sessões será realiza de forma rotativa por cada Casa do Conhecimento, contará com a presença de um dinamizador, que poderá ser o autor do livro e será emitida por videoconferência para os restantes nós da rede.

A Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento é um projeto de leitura destinado a jovens e adultos que cultivem o gosto pela leitura e que por sua vez gostem de refletir sobre as leituras realizadas, com a mais-valia de ser uma reflexão partilhada com todos os membros desta comunidade.

Este é um projeto com objetivos concretos, nomeadamente na promoção da literacia e da leitura ao longo da vida, tornando-a uma atividade de carácter social e comunicacional, contribuindo para a formação de cidadãos ativos, capazes de questionar o mundo e agir sobre ele, tudo através da partilha de conhecimento, reflexões e inquietações proporcionadas por um momento de leitura.

A Casa do Conhecimento de Vila Verde desenvolve este projeto em parceria com as Bibliotecas Municipais Professor Machado Vilela e Comendador Sousa Lima e em articulação com a biblioteca da Escola Secundária de Vila Verde e aqui poderá encontrar os livros sugeridos.

Se pretende ser membro desta comunidade local de leitores e participar neste projeto, consulte o programa e inscreva-se através do link: https://bit.ly/2UGpIii

Mensalmente, contamos com a sua presença na Casa do Conhecimento de Vila Verde!

A 1ª sessão acontecerá no dia19 de junho, das 17h30 às 19h00 e tem como livro selecionado “A ciência e os seus inimigos”, de Carlos Fiolhais e David Marçal.

Adira, há um livro à sua espera!

Casa do Conhecimento de Vila Verde,

9 de maio de 2019 .

 

GALERIA FOTOGRÁFICA

 

 


Espaços Espaços

Auditório Multimédia

Espaço dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.

 

 

 

 

 

Links úteis Links úteis