Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Casa do Conhecimento recebe Programa “Férias + igual 2017”

 A Casa do Conhecimento de Vila Verde promoveu um dia de atividades para o grupo de crianças do Programa “Férias + igual 2017”, desenvolvido no âmbito do Plano Municipal de Igualdade, do Município de Vila Verde.

O dia começou de forma animada no Laboratório de Tecnologias CEI, onde puderam visitar e experimentar a exposição “Oficina de Resíduos Eletrónicos”. Aqui ouviram uma breve explicação sobre programação e eletrónica, associada à produção de artefactos com base em material destinado à reciclagem. Conceitos como corrente elétrica, materiais condutores e não condutores foram também referidos.

De seguida, um grupo frequentou o workshop de “Eletrónica Criativa com Materiais Reutilizáveis”, em que cada criança deu asas à sua imaginação construindo diferentes peças, desde bonecos a naves espaciais, que posteriormente foram experimentadas com sucesso, nos circuitos eletrónicos. Um outro grupo, acompanhou o Eng. Adelino Silva no workshop “Realizador por um dia!”, com o objetivo de conhecer um pouco sobre a fotografia, vídeo e algumas ferramentas de edição de imagem. Os nossos jovens “realizadores” passaram bons momentos a captar imagens com diferentes câmaras, sob diferentes ângulos e perspetivas. O visionamento deste trabalho está previsto para os últimos dias deste programa, com mais uma sessão na Casa do Conhecimento.

No período da tarde, o grupo participou numa visita orientada às instalações da Casa do Conhecimento para conhecer e experimentar todos os seus conteúdos e instalações.

Ao fim do dia, o grupo mostrava-se notoriamente satisfeito e considerou a experiência bastante positiva.

5 de abril de 2017

 

 


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.