Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Casa do Conhecimento recebe grupo de Erasmus+

De visita à Casa do Conhecimento esteve, no dia 27 de novembro, mais um grupo de Erasmus+, no âmbito do programa “Our future, our sucess”. Este grupo composto por alunos e professores de Portugal, Polónia, Letónia, Roménia e Espanha ficaram agradavelmente encantados com a visita, que lhes proporcionou uma experiência diferente no contexto educativo-cultural de Vila Verde.

Do programa desta receção para além da visita aos espaços de exposição, houve oportunidade para uma apresentação dos elementos enquadradores do conceito Casa do Conhecimento, da sua integração e parceria em Redes, do público e de algumas atividades desenvolvidas. É de salientar, que todos os grupos de Erasmus+ foram recebidos com uma apresentação delineada especificamente para os interesses de cada um.

A Casa do Conhecimento tem integrado vários programas de visitas de grupos de Erasmus +, não só pelo interesse dos espaços e módulos a visitar, mas sobretudo pelo seu caráter diferenciador no uso das tecnologias em contextos de aprendizagem não formal. As diferentes abordagens tecnológicas que estão ao serviço de múltiplos módulos de aprendizagem, tornam a fusão entre tecnologia e aprendizagem tão subtil, que permite que as aprendizagens aconteçam de forma impercetível.

A Casa do Conhecimento tem sido referida pelos professores de outras nacionalidades que a visitam como uma referência, tanto pelo seu aspeto conceptual como pelo seu carácter demonstrador.

29 de novembro de 2017


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.