Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Casa do Conhecimento envolvida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

 A Casa do Conhecimento participou na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com a ação intitulada “Oficina de Resíduos Eletrónicos”, que decorreu no dia 22 de novembro.

Oficina de Resíduos Eletrónicos é uma iniciativa com preocupações ambientais que combina a reutilização de resíduos, a eletrónica e a programação num ambiente de aprendizagem não formal. A oficina é composta por 7 módulos construídos a partir de material destinado à reciclagem, nomeadamente latas, esfregões de arame, cápsulas metálicas, caixas de papelão, papel de jornal, monitores de computadores e lixo orgânico. A este material residual foram adicionados kits de eletrónica, sensores, leds, etc. e programação em Scratch, permitindo a construção de módulos interativos que reagem ao toque e à aproximação. São módulos integrantes desta oficina o Eco Smile, o Cariclado, o Pega Monstros, a Bateria de Resíduos Orgânicos, os Happy Birds, os Contentores Interativos e a Árvore Digital. De uma forma lúdico-pedagógica é possível interagir com todos os módulos e deles retirar mensagens várias como do “velho” se faz “novo”, a importância do ato cívico da separação de resíduos, a produção de artefactos a partir da reutilização de materiais, a consciencialização de que a política dos 3 Rs deve estar acessível a todos os cidadãos, mesmo aqueles com necessidades especiais. Toda a oficina é um reforço a comportamentos positivos do ato de reutilizar e reciclar.

A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Rodrigues Fernandes, referiu que “esta atividade é de extrema importância para despertar a consciência ambiental e fomentar atitudes ecológicas de proteção ao meio ambiente. Cada vez mais, temos de adotar medidas que fomentem a reutilização de materiais e aumentem a quantidade de produtos a ser reciclados. Todos nós somos responsáveis por deixar este planeta melhor para as gerações vindouras”.

The European Week for Waste Reduction – EWWR, decorre de 18 a 26 de novembro e neste período serão organizadas milhares de ações sobre prevenção de resíduos por toda a Europa.

“Dá-lhe uma nova vida” é o tema para 2017, procurando incentivar à reutilização e à reparação.

A Braval como coordenadora da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, na área geográfica do Baixo Cávado, lançou o repto ao Município de Vila Verde para participar na maior campanha europeia de redução de resíduos.

22 de novembro de 2017

 

 


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.