Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

A Exibição da 5ª Edição do MobiCurtas levou cerca de 140 alunos à Casa do Conhecimento de Vila Verde

A Exibição da 5ª Edição do MobiCurtas levou cerca de 140 alunos à Casa do Conhecimento de Vila Verde

Durante o dia 4 de maio, decorreu a Exibição da 5ª Edição do MobiCurtas 2017, na Casa do Conhecimento de Vila Verde.

A sessão de Exibição contou com a presença de cerca de 140 alunos, da Vereadora da Educação Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Dr. Armando Machado, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Dr. José Alberto Rodrigues e dos professores orientadores.

Nesta edição do MobiCurtas foram apresentadas 17 curtas-metragens, produzidas por 50 alunos dos referidos agrupamentos, sendo elas:

A Criatura da Horta - de Miguel Mota, Nuno Lomba, Domingos Magalhães e Tiago Barros (AEMRN);

Nascer...contrariando as dificuldades! - de Juliana Silva, Ângela Castro e José Fernandes (AEVV);

A Vida – de Carolina Roriz, Ana Carneiro e Diana Machado (AEP);

A desflorestação - de Tiago Oliveira e Sandra Barroso (AEVV);

As Mudanças da Vida – de João Carvalho, Miguel Sousa, Rui Araújo, André Martins e Marta Jesus (AEP);

Aventura Radical – de Hugo Peixoto e Rodrigo Moreira (AEP);

Acredita – de Alfredo Ximenes, Bruno Gonçalves, Hélder Rio e Domingos Magalhães (AEMRN);

Dar Luz à Imaginação… – de Guilherme Monteiro e Rúben Machado (AEP);

O Silêncio – de Bruna e Tiago Braga (AEVV);

Esperança – de Andreia Neves, Daniela Cunha, Inês Silva, Jéssica Costa e Marta Jesus (AEP);

Verão na Praia - de Hugo Alves (AEP);

Encante-se por Vila Verde - de Sara e Rúben (AEVV);

Inspiração no aconchego - de Liliana Silva, Marisa Nogueira, Sara Nogueira e Tatiana Machado (AEP);

O Celestino de João Vilas Boas e Luís Miguel (AEVV);

Natureza com vida …- de Ana Rita Fernandes, Ana Faria e Claúdia Fernandes (AEP);

Ruralidade – de Diogo Pires, Marcelo Faria e Jorge Correia (AEMRN);

Um dia como outro - de João Pereira, João Fernandes e Ricardo Meira (AEP);

De referir que o MobiCurtas é uma atividade da Casa do Conhecimento de Vila Verde em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento e tem como objetivo desafiar os participantes a utilizarem as tecnologias para a produção de conteúdos digitais.

A sua 5ª edição teve início em janeiro de 2017 e contemplou três fases: a de workshops sobre vídeo, em que de forma sucinta foram apresentadas e trabalhadas noções de fotografia e vídeo e suas etapas, ministrados pelo Engº Adelino Silva; a de produção e edição de conteúdos desenvolvida em contexto escolar e orientada pelo professor Paulo Antunes, no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, pelos professores Lúcia Pinheiro e Nuno Almeida, no Agrupamento de Escolas de Prado e pelos professores João Graça e Zita Barros, no Agrupamento de Escolas de Vila Verde; a de Exibição das curtas-metragens produzidas, em que os jovens “produtores” tiveram oportunidade de mostrar o seu trabalho e vê-lo reconhecido pelos inúmeros aplausos recebidos.

A 5ª Edição do MobiCurtas revelou-se bastante desafiadora, na opinião dos participantes, por ter fornecido pequenos filmes que teriam de servir de mote e inspiração para a produção de novas curtas-metragens. Se criar a partir do nada pode ser tarefa difícil, criar a partir de pequeníssimos conteúdos, por vezes enigmáticos, é tarefa muito mais árdua.

A Sra. Vereadora agradeceu a todos a participação, elogiando a qualidade das curtas-metragens apresentadas, referindo que os jovens produtores “captaram a essência da nossa terra e preocuparam-se com temáticas muito atuais, como o bullying,, o ambiente e a diversidade cultural e paisagística do concelho de Vila Verde”.

O MobiCurtas é uma atividade de desafios e desafiante que tem conquistado o interesse local e internacional.

Todos os participantes devem ser congratulados pela sua imaginação, criatividade e empenho.

5 de maio de 2017
 

 

 

 

 

 


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.