Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

A Casa do Conhecimento comemorou o Dia Mundial da Sociedade da Informação

 

A sociedade e o ensino estão em permanente mudança e as tecnologias são uma das causas dessa transformação

A Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde, em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, comemorou a 17 de maio, o Dia Mundial da Sociedade da Informação, com o evento A Casa do Conhecimento: Ciência e Tecnologia, com um programa bastante diversificado.

No período da manhã, foi inaugurada, pela Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, a exposição Homo Numericus, da STOL – Science Through Our Lives, que estará patente ao público até ao dia 7 de junho, funcionando por marcações para grupos. Esta é uma exposição de carácter e abrangência multidisciplinar que pretende alertar para diferentes aspetos do ser humano, em que os números são o ponto de partida. Júlia Fernandes, saudou os alunos presentes e referiu que a “exposição é extremamente interessante, pois recorrendo a materiais simples, funcionais e manipuláveis é possível perceber algumas características específicas do ser humano e fazer com que os alunos aprendam através de formas lúdicas e até divertidas.” Na inauguração estiveram presentes alunos da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da EB2;3 Monsenhor Elísio Araújo, acompanhados pelos seus professores, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e alguns elementos da Direção.

No período da tarde decorreu o colóquio A Casa do Conhecimento: Ciência e Tecnologia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, dos Diretores e elementos da Direção dos Agrupamentos de Escola de Moure e Ribeira do Neiva, de Prado, Vila Verde, Escola Profissional e Secundária , professores de escolas do concelho de Vila Verde e de Braga.

Na sessão de abertura, a Vereadora da Educação Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes fez uma breve apresentação da Casa do Conhecimento e do trabalho nela desenvolvido. Referiu a importância do trabalho realizado com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, das inúmeras atividades desenvolvidas em conjunto, agradecendo a todos os oradores a sua participação com temáticas pertinentes na área da ciência e tecnologia.

O evento prosseguiu com as comunicações “Ciência e Sociedade – O projeto STOL como mediador desta relação” de Alexandra Nobre, Coordenadora do STOL e professora no Departamento de Biologia/escola de Ciência/Universidade do Minho; “Os desafios da sociedade da informação. Caso prático - projeto Erasmus+ “Não ao Cyberbullying na escola” de Paulo Antunes, Adjunto no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva; “Partilhas e Desafios: Programação no 1º Ciclo e Robótica” de Lúcia Pinheiro, Professora do grupo de Informática do Agrupamento de Escolas de Prado; “Mobilidade na Educação: Percursos Georreferenciados” de João Graça, Subdiretor no Agrupamento de Escolas de Vila Verde; “Aprender a Voar” de António Cunha, Diretor do Curso Técnico de Multimédia na Escola Profissional Amar Terra Verde; “Ciência e Tecnologia na órbita da Casa do Conhecimento” de José Ismael Graça, Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela encerrou o evento congratulando todos os oradores pelas suas comunicações. Referiu que a sociedade e o ensino estão em permanente mudança, sendo a internet e as tecnologias uma das causas dessa transformação. Mencionou que a sociedade depende em grande escala tanto das novas tecnologias como da internet e que os jovens são os maiores utilizadores. Evidenciou o papel fundamental da escola na mediação desta utilização, alertando para os riscos indevidos do seu uso e explicando as regras necessárias para uma utilização segura. Terminou referindo que o Município de Vila Verde e a Casa do Conhecimento estão disponíveis para várias iniciativas, nomeadamente com escolas, no acesso às novas tecnologias, combatendo assim a exclusão digital.

A Ciência e a Tecnologia são domínios específicos, com conceitos elaborados e com procedimentos difíceis de comunicar. Este evento pretendeu desmistificar essa ideia procurando comunicar a Ciência e a Tecnologia de forma lógica e acessível. Tanto a Ciência como a Tecnologia são essenciais para o entendimento do mundo atual e por isso os seus conhecimentos devem ser partilhados, evitando que se restrinjam apenas ao meio científico e tecnológico.

18 de maio de 2017

 

 

 


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.