quarta-feira, 23 de março de 2016 0 comentários

Colóquio “Crianças, Cidade e Cidadania”

A equipa da Casa do Conhecimento esteve presente no colóquio internacional “Crianças, Cidade e Cidadania”, nos dias 17 e 18 de março, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Este colóquio teve como objetivo refletir sobre as condições de vida e as formas de participação das crianças na cidade através de experiências práticas de realidades nacionais e internacionais.
“As crianças e os jovens são cidadãos de pleno direito e vivem intensamente as diferentes possibilidades que a vida urbana oferece – na ocupação do espaço público, no usufruto dos serviços educativos ou de saúde, na utilização dos museus, casas de espetáculo e galerias, no acesso ao património edificado, na frequência das praças, parques e jardins, na circulação pelos espaços comerciais, na mobilidade pelas ruas e avenidas. Mas as crianças vivem a cidade à sua maneira e debaixo das condições que lhe são proporcionadas pelas políticas urbanas e pelos constrangimentos e possibilidades oferecidos pela organização da cidade e dos seus equipamentos e serviços.” (in, ADCL – Associação para Desenvolvimento das Comunidades Locais).
O município de Vila Verde integra a Rede Territorial das Cidades Educadoras, adotando políticas municipais orientadas para as crianças e jovens, procurando formas de participação dos mesmos, na cidade tornando-o um espaço urbano mais humanizado, coeso e inclusivo.

terça-feira, 22 de março de 2016 0 comentários

“Memórias na Praça “ - Visita à AO-Norte

Na tarde de 16 de março, a Casa do Conhecimento promoveu a visita do grupo de teatro VerdEmCena às instalações da AO-Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual, em Viana do Castelo, no âmbito da iniciativa “Memórias na Praça”.
Este grupo de jovens,  acompanhado pela equipa da Casa do Conhecimento,  pelas professoras Ana Cristina Oliveira, coordenadora do Clube de Teatro e  pela professora Helena Oliveira, visitaram os estúdios da AO Norte onde tiveram a oportunidade de perceber os processos de edição e montagem de som e de vídeo, na curta metragem “Carta ou email?”, na qual participaram.
Foi com entusiasmo que estes jovens apreenderam toda uma dinâmica que envolve a produção de um filme.



terça-feira, 8 de março de 2016 0 comentários

MobiCurtas 4ª Edição – Workshops de Time Lapse

No âmbito da atividade MobiCurtas 4 ª Edição foram desenvolvidos nos dias 24, 29 de fevereiro e 2 de março, quatro workshops para 90 alunos dos 7º ao 12º anos  de escolaridade e 9 professores dos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva,  Prado, Vila Verde, Escola Secundária de Vila Verde e  Escola Profissional Amar Terra Verde. Estes workshops tiveram lugar no auditório da EB2,3 de Moure, na biblioteca da EB2,3 de Prado e no Salão Nobre do Município de Vila Verde, sendo apresentados pelo Engº Adelino Silva e pela equipa da Casa do Conhecimento.
Os workshops versaram sobre o processo cinematográfico de Time Lapse, fazendo uma breve abordagem à história da fotografia e do cinema, tendo como curiosidades a primeira fotografia tirada e o primeiro filme produzido, de forma a evidenciar estes dois processos como a base da técnica apresentada. Todo o método de produção de um Time Lapse foi apresentado recorrendo a alguns filmes com características diferenciadas, exemplificando contextos e temáticas diversas.
A  reação do público foi positiva e participativa, proporcionando um momento descontraído de aprendizagem.
Estes workshops lançaram o desafio à criatividade dos alunos, levando-os a olhar o meio envolvente, perscrutando-o numa perspetiva cinematográfica, de modo a encontrarem na temática - “A Escola” o enredo para o seu Time Lapse.
Aguarda-se com expectativa  a exibição das curtas-metragens produzidas, no dia 2 de maio  no salão Nobre do Município de Vila Verde.

 
;