quinta-feira, 9 de junho de 2016

MobiCurtas 4ª Edição – Encerramento

O MobiCurtas 4ª edição, uma atividade da Casa do Conhecimento em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, viu encerrado na manhã de 7 de junho, um ciclo de exibições de curtas-metragens produzidas pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Prado, Vila Verde, Escola Secundária de Vila Verde e Escola Profissional Amar Terra Verde. Durante 4 meses o MobiCurtas foi parte integrante das escolas do nosso concelho, despertando e focando o “olhar” dos alunos para microssituações no seio do macro contexto escolar. O tema “A Escola” foi descortinado por olhares focados que possibilitaram visões únicas da realidade escolar, transportando-nos para um conjunto de visões múltiplas dessa mesma realidade. Cenários como a sala de aula, a biblioteca, o refeitório os corredores e os espaços exteriores foram usados como suporte para a captação de imagens.
A técnica de "Time Lapse" foi lançada como desafio para esta atividade e plenamente alcançada, na opinião do Engº. Adelino Silva, que desenvolveu junto dos alunos alguns workshops sobre aquela técnica.
Para este ciclo de exibições foram selecionadas pelos docentes orientadores 13 curtas-metragens que envolveram 24 alunos, no entanto a atividade possibilitou que mais de 150 alunos experimentassem a técnica de "Time Lapse" e produzissem diversas curtas-metragens. O MobiCurtas é na opinião dos docentes uma mais-valia, pois é sempre constituída de novos e diferentes desafios com enquadramento nos conteúdos programáticos. A opinião dos alunos é também convergente, pois consideram gratificante participar no MobiCurtas, sobretudo quando o seu esforço e empenho obtém o reconhecimento público de mais de 150 colegas que assistiram à exibição.
Foram exibidas as seguintes curtas-metragens:
A Cigarra e a Formiga, de André Filipe Barbosa e Inês Costa Chaves (ESVV);
Dia de Estudante, de Daniel José Azevedo, Nuno Miguel Ferreira e Tiago Cláudio Pereira (AEP);
A Escola, de Filipa Rebelo, Andreia Rocha e Lucie Ribeiro (EPATV);
Contra o Bullying, de Sandra Barroso, Juliana Silva e Ângela Castro (EBVV);
A Escola, de Francisco Manuel Borges, Mafalda Mourão Lima e Rui Alexandre Malheiro (AEP);
A Verde Escola, de Luís Fernandes e Tiago Mesquita (EBVV);
A Escola, de Ana Carneiro, Andreia Queiroz, Júlia Malheiro (EPATV);
Tempo Escolar, de Ângelo Gabriel Gomes e Paulo Diogo Freitas (AEP);
Student's Movement, João Vilas Boas e Bruna Ribeiro (EBVV);
Meeting Point, de Diogo Pires, Marcelo Faria e Miguel Mota (AEMRN);
A Escola, de (EPATV);
Hora de "Vambora"!, de Lara Magalhães, Paula Rocha, Wesley Schumaher (AEMRN);
O Desenho, de Fábio Madeira Lopes, Ricardo Daniel Vieira e Simão Silva Melo (AEP);

Ao longo de quatro edições o MobiCurtas mantém o seu carisma inovador, desafiando os jovens a utilizarem as tecnologias digitais para a produção de conteúdos, em contextos pedagógicos.


0 comentários:

Enviar um comentário

 
;