segunda-feira, 11 de abril de 2016

Apresentação dos jogos Digital Fruits

Na tarde de 6 de abril, na Sala Polivalente da Biblioteca Professor Machado Vilela foi apresentado um conjunto de jogos resultantes da atividade “Digital Fruits”, desenvolvida pela Casa do Conhecimento e pela Rede de Clubes Casa do Conhecimento, numa parceria com o Serviço de Educação, no âmbito do Programa Europeu do Regime de Fruta Escolar. Este Programa prevê a distribuição de uma fruta ou legume, duas vezes por semana, a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, como incentivo ao consumo destes produtos  e como prática para uma alimentação saudável e equilibrada.
Durante alguns meses o “Digital Fruits” envolveu 16 alunos e alguns docentes dos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Prado, Vila Verde e Escola Secundária de Vila Verde com o objetivo de incentivá-los a aventurarem-se na Programação Criativa. Desta aventura resultaram nove jogos, com características diversificadas, sobre a temática da fruta e que tiveram como primeiros utilizadores os alunos da EB1 de Esqueiros. Estes pequenos utilizadores mostraram-se muito satisfeitos com os jogos, apreendendo rapidamente a sua dinâmica e funcionalidades, que lhes foi explicada pelos autores dos jogos. Estes, por sua vez, sentiram-se realizados ao verem o seu esforço ser reconhecido e apreciado por tantas crianças. “Eles estão muito contentes. Só agora é que estão, efetivamente, a sentir o impacto e a ter noção da abrangência de todo o trabalho que realizaram” referiu uma das docentes que apoiou um grupo de alunos que participou no “Digital Fruits”.
O “ Jogo do Pinguim e as Frutas”, o “Jogo da Memória”, “Labirinto”, “Digifruits”, “Shaka Fruits”, “Fruta”, “Procura”, “Pac_Fruits”, “Star_fruits” são os jogos que irão ser distribuídos a cerca de 2000  alunos do 1º ciclo das escolas básicas do concelho, como medida de acompanhamento do Programa Regime de Fruta Escolar.
Segundo Júlia Fernandes, Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social “esta foi uma atividade pioneira em todo o país”, pois, pela primeira vez, um Concelho lançou um desafio deste género aos seus jovens, proporcionando a alunos de 2º, 3º ciclos e secundário a oportunidade de produzirem conteúdos lúdico-pedagógicos para alunos do 1º ciclo, recorrendo à programação criativa e a meios digitais. Esta iniciativa é mais uma ação do Município de Vila Verde como membro da Rede Territorial das Cidades Educadoras.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;