quarta-feira, 23 de março de 2016

Colóquio “Crianças, Cidade e Cidadania”

A equipa da Casa do Conhecimento esteve presente no colóquio internacional “Crianças, Cidade e Cidadania”, nos dias 17 e 18 de março, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Este colóquio teve como objetivo refletir sobre as condições de vida e as formas de participação das crianças na cidade através de experiências práticas de realidades nacionais e internacionais.
“As crianças e os jovens são cidadãos de pleno direito e vivem intensamente as diferentes possibilidades que a vida urbana oferece – na ocupação do espaço público, no usufruto dos serviços educativos ou de saúde, na utilização dos museus, casas de espetáculo e galerias, no acesso ao património edificado, na frequência das praças, parques e jardins, na circulação pelos espaços comerciais, na mobilidade pelas ruas e avenidas. Mas as crianças vivem a cidade à sua maneira e debaixo das condições que lhe são proporcionadas pelas políticas urbanas e pelos constrangimentos e possibilidades oferecidos pela organização da cidade e dos seus equipamentos e serviços.” (in, ADCL – Associação para Desenvolvimento das Comunidades Locais).
O município de Vila Verde integra a Rede Territorial das Cidades Educadoras, adotando políticas municipais orientadas para as crianças e jovens, procurando formas de participação dos mesmos, na cidade tornando-o um espaço urbano mais humanizado, coeso e inclusivo.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;