quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Casa do Conhecimento recebe o Sonorium da Digitópia / Casa da Música

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Casa do Conhecimento em parceria com a Digitópia / Casa da Música desenvolveu uma atividade dirigida à produção e criação musical de forma alternativa, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
A Digitópia / Casa da Música apresentou uma das suas criações - O Sonorium - um instrumento virtual eletrónico que reage e interpreta todo e qualquer movimento captado. O movimento corporal é o interface para a produção de sons, em que a simples ação de mover braços e pernas é suficiente para produzir um efeito sonoro. Este instrumento é passível de ser explorado individualmente ou em grupo.
O dia 10 foi reservado para a instalação do Sonorium, o dia 11 destinado a uma mostra experimental dirigida a alunos do curso vocacional da EB2,3 de Vila Verde e a formação técnica para a equipa da Casa do Conhecimento.
Durante a atividade uma turma de 12 alunos experimentou o Sonorium e de uma forma lúdico-pedagógica, tirou proveito de uma sala que se apresentava praticamente vazia. A exploração desse espaço vazio através de movimentos corporais simples, como andar, balançar, baixar levantar... foram essenciais para que uma pequena câmara, os captasse e traduzisse numa sequência de sons.
O Sonorium permitiu transformar o espaço num instrumento, através do mapeamento sonoro desse mesmo espaço e será uma mais-valia no espólio expositivo do edifício da Casa do Conhecimento.





0 comentários:

Enviar um comentário

 
;