sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Casa do Conhecimento e a Criação Digital

No dia 15 de maio, a Casa do Conhecimento comemorou o Dia Mundial da Sociedade da Informação com o evento “A Casa do Conhecimento e a Criação Digital”, para uma vasta plateia de mais de 160 participantes.

Na abertura da sessão, a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes referiu a importância da realização desta iniciativa, em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, fazendo menção à Casa do Conhecimento como um espaço que irá “promover o conhecimento, a criatividade, a inovação, incrementar as competências da população e criar condições para desenvolver a igualdade de oportunidades no acesso às novas tecnologias, tornando o Concelho mais inclusivo.”
O evento contou com a participação de José Alberto Gomes, da Casa da Música que apresentou  “Digitópia: Ouvir, Fazer, Criar”, mostrando  processos digitais inovadores de criação musical, acessíveis a qualquer público. Fátima Chavarria, da AO Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, apresentou “Escolas em grande Plano”  realçando  as oportunidades que as escolas têm de fazer produções audiovisuais em diferentes temáticas. Hugo Longo e José Ismael Graça, do Município de Vila Verde versaram sobre “Os porquês do coding”, propondo uma iniciativa desafiante de coding, a todos os jovens e adultos. A Casa do Conhecimento e a Rede de Clubes da Casa do Conhecimento têm como pressuposto difundir e aplicar linguagens de programação de uma forma fácil, acessível, criativa e lúdica em contextos de criação digital.

A manhã ficou completa com a apresentação da 3ª Edição do Mobicurtas, em que foram exibidas as curtas-metragens produzidas  pelos alunos ao longo de quatro meses, em mais uma atividade da Casa de Conhecimento com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento.

No encerramento do evento,o Sr. Presidente da Câmara, Dr. António Vilela, refletiu sobre o acesso ao conhecimento e à informação no passado, no presente e no futuro, assim como a evolução das tecnologias ao longo dos tempos e a sua importância no quotidiano. Referindo que “ o Município de Vila Verde está atento ao desenvolvimento tecnológico, de forma a criar condições para que os jovens de Vila Verde, em particular, e a população, em geral, não estejam à margem desta evolução das novas tecnologias.”

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;