sexta-feira, 28 de junho de 2013 0 comentários

Casa do Conhecimento @ ESE de Paula Frassinetti

A equipa da Casa do Conhecimento deslocou-se ao Porto, no passado dia 21 de junho, a convite da Escola Superior de Educação Paula Frassinneti  para uma apresentação do conceito e dos  principais projectos desenvolvidos.
Uma plateia participativa, interessada e entusiasmada composta por mestrandas do 1º e 2º ano do Mestrado em Supervisão Pedagógica, assistiu a uma “aula teórico-prática” demonstrativa da dinâmica das tecnologias criativas, em contextos lúdico-pedagógicos e diferenciados.
segunda-feira, 24 de junho de 2013 0 comentários

Graffit´Art – Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento inaugurou, na sala polivalente da Biblioteca Municipal, a Exposição “Graffit´Art – Tecnologias Inclusivas” uma colectânea de trabalhos produzidos ao longo de diversas actividades do Graffiti Virtual, por alunos da Escola Secundária de Vila Verde, por utentes do Jardim de Infância, do C.A.O., Lar 1 e 2 da Stª Casa da Misericórdia de Vila Verde, por utentes da APPACDM e pelos filhos dos colaboradores do Município, no âmbito da semana de férias “Vila Verde + Igual”.
A sessão de inauguração contou com a presença de mais de 50 pessoas que tiveram a oportunidade de observar as diferentes produções em suporte de papel e em formato digital, bem como à projeção de um vídeo alusivo à feitura do Graffiti Virtual.
Foi uma manhã de boa disposição e confraternização, em que todos se sentiram lisonjeados, manifestando agrado pela partilha dos seus trabalhos.
A equipa da Casa do Conhecimento orgulha-se em ter trabalhado com um público tão diferente em características, experiência e necessidades.
Foi extremamente gratificante ter possibilitado oportunidades, únicas, na utilização do Graffiti Virtual, num modelo inovador de divulgação do conhecimento tecnológico e da expressão artística, a um público com idades compreendidas entre os 4 e os 94 anos.
Até ao dia 24 de junho, na referida exposição, estarão expostos 136 trabalhos dos mais de 200 produzidos.


terça-feira, 11 de junho de 2013 0 comentários

Impressão 3D

Primeiros contactos e primeiras experiências no mundo da Impressão 3D!
Na Casa do Conhecimento estamos a explorar as potencialidades da Fabricação Digital.
Uma tecnologia que, segundo alguns autores, promete para o século XXI o equivalente a uma 3ª Revolução Industrial, depois da 2ª com o motor de combustão interna no século XX e da 1ª com a máquina a vapor no século XIX.

Brevemente daremos novidades!


quinta-feira, 6 de junho de 2013 0 comentários

Cerimónia de entrega de prémios do concurso de Arte Generativa

A sessão de entrega dos prémios do Concurso de Arte Generativa decorreu no dia 4 de junho, pelas 10.00h na Sala de conferências do Município de Vila Verde. A cerimónia contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, dos jovens premiados, dos seus familiares e da equipa da Casa do Conhecimento.
O júri pontuou e atribuiu o 1º lugar a Márcia Pires, premiado com um MP4; o 2º lugar a Rita Silva, premiado com um MP3; e o 3º lugar a Bruno Couto, com uma Pen Drive.
Os jovens contemplados manifestaram-se entusiasmados pela participação no concurso, pelo reconhecimento da sua criatividade nos trabalhos produzidos e pelos prémios recebidos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013 0 comentários

MobiGeo Day

No dia 31 de maio - MobiGeo Day - foi a atividade que liderou nas  praças do  Município de Vila Verde.  A Casa do Conhecimento e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde conjuntamente, estruturaram e desenvolveram uma atividade lúdico-pedagógica baseada em conteúdos móveis geolocalizados e códigos QR.
Os 200 alunos que participaram nesta atividade tiveram a oportunidade de consolidar aprendizagens  numa “aula” de geografia ao ar livre , interagindo  simultaneamente  com as novas tecnologias.
A manhã terminou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra Júlia Fernandes, que assistiu à chegada de todas as equipas à Praça do Município e à interpretação do Hino da Alegria, pelos alunos da Academia de Música de Vila Verde.
O evento MobiGeo Day prosseguiu durante a tarde, com uma palestra alusiva à temática dos dispositivos móveis inseridos em ambientes não-formais de aprendizagem, na Biblioteca Municipal, para cerca de 100 professores dos diferentes níveis de ensino.
A Palestra sob a moderação da Vereadora Júlia Fernandes contou com a intervenção “Moldando o futuro: o potencial da aprendizagem informal através de dispositivos móveis” de Adelina Moura da Escola Secundária Carlos Amarante, conceituada especialista e investigadora na matéria do m-learning; de José Ismael Graça, da Casa do Conhecimento com uma comunicação designada “Casa do Conhecimento: Um Espaço de Aprendizagem e de Tecnologias Criativas”; e de João Graça, Coordenador do PTE (Plano Tecnológico para a Educação) do Agrupamento de Escolas de Vila Verde com “MobI@prendizagem: Um novo “cenário” na AEVV?”.
Durante um dia Vila Verde foi palco de uma atividade impulsionadora de atitudes não-formais de aprendizagem, através de conteúdos móveis, que poderão tornar-se um potencial nas aprendizagens formais e revolucionar mentalidades.

 
;