sábado, 25 de maio de 2013 0 comentários

Recreio Digital


Recreio Digital, foi mais uma atividade desenvolvida pela Casa do Conhecimento com a participação de uma turma de 26 alunos do segundo ciclo, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
O Recreio Digital estruturado com base em jogos desenvolvidos em Scratch, tirando proveito de sensores Kinect , e utilizando o corpo como interface permitiu uma interação entre pares que foi dinâmica, ativa , participativa e repleta de energia.
Durante uma tarde os jovens desfrutaram de um momento lúdico, em que simultaneamente conteúdos pedagógicos na área da matemática foram explorados.
Cada elemento dos vários grupos teve a oportunidade de registar, por escrito, a sua opinião sobre os três jogos experimentados e sobre a atividade.
Comentários como:
- “É bonito faz-nos fazer exercício físico. Gostei!”
- “Muito fixe já tinha jogado isto no computador mas assim é muito melhor.”
- “Gostei muito, foi uma ótima experiência, foi bastante engraçado!”
- “Adorei este jogo é de loucos.”
- “Adorei jogar este jogo porque joguei em conjunto. Foi muito fixe.”
- “Este jogo é absolutamente bombástico, é mesmo altamente.”
- “Adorei este jogo é de loucos.”
Foram uma constante nos registos deixados, em post-it.
Este grupo deixou bem expressa a vontade de repetir, ansiando por novas atividades promovidas pela Casa do Conhecimento.
domingo, 19 de maio de 2013 0 comentários

Comemoração do Dia Mundial da Sociedade da Informação 2013


No dia 17 de maio, a Casa do Conhecimento assinalou o Dia Mundial da Sociedade da Informação com uma conferência – “O Digital na Sociedade, Educação e Arte – Que Futuro?”
Na abertura da conferência o Sr. Presidente da Câmara, António Vilela, apresentou uma perspetiva da evolução das novas tecnologias ao longo dos tempos e sua importância no quotidiano. Realçou o papel da Casa do Conhecimento como um projeto dinâmico, destinado à população jovem e a toda a comunidade, no sentido de lhe oferecer todos os meios inovadores e tecnológicos. Para o autarca, “os jovens são o exemplo concreto da inovação, da capacidade de experimentar e de conquistar tudo o que há de novo”.
O evento contou com a participação de Nelson Zagalo (Ver Apresentação), professor na Universidade do Minho, com uma intervenção sobre “A Sociedade Criativa, novos processos e impactos”, João Gouveia (Ver Apresentação), professor na Escola Superior de educação Paula Frassinetti, que abordou o tema “Educação: Que Futuro?” e João Martinho Moura, artista digital que apresentou “Novas formas de interação no espaço através do digital”.
A Casa do Conhecimento prestou o seu contributo, pela intervenção do seu coordenador, José Ismael Graça (Ver Apresentação), que versou sobre “Novos desafios, estratégias para o futuro”.
Ricardo Duarte Cabral, professor na Escola Profissional Amar Terra Verde, apresentou a esperada mascote da Casa do Conhecimento, um mocho que dá pelo nome de CêCê.
O encerramento desta manhã, plena de conhecimento, ficou a cargo de Júlia Fernandes, Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, que referiu a importância desta efeméride, comemorada desde 2010, altura em que o município lançou a primeira pedra da Casa do Conhecimento, “um projeto que não é só o físico, pois ao longo dos dois últimos anos temos apostado na promoção de atividades com várias entidades parceiras, destacando as escolas locais.”
sábado, 11 de maio de 2013 0 comentários

Comemoração do Dia Mundial da Sociedade da Informação no Salão Nobre do município de Vila Verde, no próximo dia 17 de maio

Como vem sendo hábito, ao longo dos últimos anos, o município de Vila Verde associa-se ao movimento de comemoração do Dia Mundial da Sociedade da Informação.
O programa, com início às 9h15, terá como tema central ‘O digital na sociedade, educação e arte – que futuro?’ e contará com a presença do Professor Nelson Zagalo, do Professor João Gouveia e do artista digital João Martinho Moura como oradores de reconhecido mérito e qualidade.
Com uma plateia que se espera composta por muitos jovens oriundos das escolas do concelho, esta será sem dúvida uma oportunidade ímpar para ouvir e participar nesta temática transversal da Sociedade da Informação e do papel e impacto das tecnologias de informação no quotidiano das pessoas.
Sob o lema ‘Novos desafios, estratégias para o futuro’ José Ismael Graça, coordenador da Casa do Conhecimento, fará uma intervenção, antecedendo a apresentação da mascote da Casa do Conhecimento pelo professor da EPATV, Ricardo Cabral. Este é mais um resultado da parceria profícua com a Escola Profissional Amar Terra Verde.
O evento contará com a presença da Srª Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, na abertura e na moderação dos trabalhos e com a do Sr. Presidente da Câmara para o encerramento do evento.


 
;