terça-feira, 30 de abril de 2013 0 comentários

Concurso de Arte Generativa Interativa


O concurso de Arte Generativa Interativa está a decorrer de 29 de abril a 10 de maio de 2013.
Este concurso destina-se a todos os alunos das escolas do concelho de Vila Verde, apelando à criatividade, imaginação e inovação.


Como enviar o instantâneo:



















Para enviar o link:



1 comentários

Lançamento do livro "Lendas Interativas - Lenda das Cobras do Alívio"

A Casa do Conhecimento promoveu o lançamento do livro "Lendas Interativas - Lenda das Cobras do Alívio", na noite de 24 de abril. Alunos das escolas de Alívio-Soutelo, Gême e Lanhas, professores e familiares encheram o Salão Polivalente da Biblioteca Municipal.
A abertura da sessão foi feita por dois alunos da Academia de Música de Vila Verde de forma talentosa. A vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, fez uma apresentação completa do livro, destacando da atividade levada a cabo o papel das tecnologias, como instrumentos de aprendizagem e de divulgação do património local. O Presidente da Câmara, que caracterizou esta atividade e os seus participantes como tendo ficado para a história da Casa do Conhecimento,  presenteou-os com vários elogios num momento de grande proximidade e descontração com os mais jovens.
O trabalho desenvolvido pela equipa da Casa do Conhecimento possibilitou às crianças envolvidas, em ambiente real de sala de aula, a construção de bonecos de papel aos quais foram associados componentes eletrónicos. Estes deram corpo a personagens interativas que tornaram possível  a criação de uma narrativa alternativa da lenda das Cobras do Alívio.
No final todos tiveram oportunidade de receber um exemplar do livro, entregue pelo Sr. Presidente e pela Srª Vereadora.
segunda-feira, 22 de abril de 2013 0 comentários

Jeremiah - Anfitrião digital na 3ª sessão das Jornadas Locais de Desenvolvimento do município de Vila Verde


O Jeremiah, Jeremias para nós, na Casa do Conhecimento, é a face virtual de uma tecnologia interativa desenvolvida na Universidade de Surrey no Reino Unido.
Trata-se de um rosto virtual que tenta imitar a resposta humana à atividade que o rodeia.
Se as pessoas se aproximarem, acenarem ou se movimentarem junto dele esboça um sorriso. Mas se os movimentos forem bruscos fica com uma expressão assustada. Ficar quieto perto dele é o mesmo que ignorá-lo e aí ele fica zangado. Sair de junto dele e deixá-lo sozinho é pô-lo triste.

No dia, foi interessante observar as reações do público, que na passagem para a conferência, interagia com o Jeremias!


Esta é uma pequena amostra de aplicações tecnológicas que vamos ter na Casa do Conhecimento!
domingo, 14 de abril de 2013 0 comentários

Casa do Conhecimento na Escola Secundária de Vila Verde no âmbito da Semana da Leitura


No âmbito da Semana da Leitura, cujo tema foi o mar, as equipas da biblioteca escolar da Escola Secundária e da Escola Básica de Vila Verde, promoveram uma sessão sobre navegar na Internet  no passado dia 11 de abril, às 10h15, no Auditório da Escola Secundária de Vila Verde.

A Casa do Conhecimento esteve lá com os professores da equipa do Plano Tecnológico para a Educação da EB2,3 de Vila Verde, que asseguraram a transmissão do evento em streaming pela Internet.
Com o auditório repleto, o representante da Direção da escola secundária acolheu os participantes e fez a apresentação dos convidados.
A Casa do Conhecimento deu conta, por intermédio de dois filmes, das suas potencialidades e das atividades que tem levado a cabo numa grande diversidade de públicos-alvo despertando enorme curiosidade e expetativa na assistência.


A equipa PTE apresentou as boas práticas do agrupamento, trabalho reconhecido a nível nacional que envolveu alunos, professores e encarregados de educação e que promove a utilização segura das novas tecnologias.
O agrupamento de escolas de Vila Verde está assim ao nível mais alto em termos nacionais dos desafios Seguranet.

No final, um balanço extremamente positivo numa iniciativa dinâmica, participada e enriquecedora.

domingo, 7 de abril de 2013 0 comentários

Impressão 3D na Casa do Conhecimento


A fabricação digital é uma área tecnológica de particular interesse para a Casa do Conhecimento. Esta temática foi já objeto de uma Mostra e de uma Workshop para a comunidade escolar no âmbito do Plano de Atividades de 2012.

Foi possível, aos participantes, testemunharem o processo de conceção de um objeto tridimensional num computador e vê-lo concretizar-se num objeto físico, através da sua impressão.

Tendo em conta que uma impressora 3D envolve diversas tecnologias e áreas disciplinares como mecânica, eletrónica e programação, atividades desta natureza revelaram-se excelentes fontes de difusão de conhecimento e de aprendizagem.

Brevemente teremos novidades nesta área da Impressão 3D.
Começaremos por realizar um workshop preparatório com vista à operacionalização do Laboratório de Fabricação Digital da Casa do Conhecimento (FabLabCC).
Quanto ao resto, iremos dando nota ;-)





 
;