quinta-feira, 28 de março de 2013 0 comentários

Atividade inovadora na área da educação, cultura e tecnologia

A Casa do Conhecimento levou a cabo uma iniciativa pioneira intitulada “Lendas Interativas” orientada à comunidade escolar, que teve como objetivo testar junto dos alunos do 1º ciclo um modelo inovador de atuação na divulgação do conhecimento tecnológico (eletrónica criativa) e do património local (Lenda das Cobras do Alívio), de uma forma lúdica e participativa.
Esta atividade envolveu a construção de bonecos de papel aos quais são aplicados componentes eletrónicos, que possibilitam interações através de som, luz e movimento.
Os bonecos de papel eletrónicos têm a tripla missão de devolver à infância o conceito de construção de brinquedos, de inovação e o despertar de vocações e motivações.
A atividade “Lendas Interativas”  foi desenvolvida em três EB1 do Agrupamento de Escolas de Vila Verde – EB1 do Alívio, EB1 de Lanhas e EB1 de Gême.
No seu conjunto é uma atividade criativa, lúdica, dinâmica e participativa numa aplicação prática de inovação pública aberta.


domingo, 24 de março de 2013 0 comentários

Tecnologias Inclusivas na Casa do Conhecimento


Durante os meses de fevereiro e março na Biblioteca Prof. Machado Vilela, a Casa do Conhecimento levou a cabo mais um desafio com o Graffiti Virtual.
Após uma sessão exploratória com os alunos da Escola Secundária de Vila Verde, o Graffiti Virtual foi dado a conhecer a um público diferente.
Da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, chegaram utentes do Jardim de Infância, dos Lares e do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), e da APPACDM, utentes das delegações de Vila Verde.
Mais uma vez, se confirmou que este modelo de divulgação do conhecimento tecnológico e da expressão artística, constitui um modelo de fácil compreensão e utilização.
Crianças, seniores e pessoas com necessidades especiais, de forma ativa, criativa e participativa, usufruíram de momentos de lazer que, em simultâneo constituíram momentos lúdico- pedagógicos.
Um público tão diversificado em idade, características e conhecimento sentiu-se fascinado pela tecnologia e sua utilização, numa verdadeira aplicação do conceito de “Tecnologias Inclusivas”.

sábado, 9 de março de 2013 0 comentários

Abertura do 2º semestre do Mestrado em Tecnologias Educativas


A Drª Júlia Fernandes, Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social esteve presente na sessão de abertura do 2º semestre do Mestrado em Tecnologias Educativas.
Na passada 6ª feira, no Salão Nobre da Biblioteca Municipal, a Direção do Mestrado promoveu junto dos mestrandos a apresentação dos docentes e respetivas Unidades Curriculares relativas ao 2º semestre.
Na sua intervenção, a Drª Júlia Fernandes, enalteceu a parceria com a Universidade do Minho para a instalação e funcionamento deste curso de formação superior em Vila Verde, realçou ainda a possibilidade da criação de ligações com a investigação aplicada no âmbito das tecnologias educativas e o trabalho desenvolvido no contexto da Casa do Conhecimento, exposto sob a forma de apresentação multimédia pelo coordenador da Casa do Conhecimento, Engº José Ismael Graça.


A Casa do Conhecimento foi apresentada como a resposta estruturada do município de Vila Verde às exigências e às oportunidades que a Sociedade da Informação coloca e disponibiliza às populações. Em particular, as novas competências exigidas às pessoas, num ambiente de mudança acelerada e de aprendizagem ao longo e ao largo da vida.

Foram ainda visionados dois vídeos alusivos aos projetos que têm vindo a ser levados a cabo pelos elementos da equipa de trabalho da Casa do Conhecimento, em particular as “Lendas Interativas” e o “Graffiti Virtual”, desenvolvidos para e com escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Vila Verde e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, respetivamente.

No final, houve lugar a uma visita guiada ao local da construção do edifício da Casa do Conhecimento com uma explicação dos vários espaços e das suas funcionalidades.
quinta-feira, 7 de março de 2013 0 comentários

Entrega de prémios



Da atividade exploratória do Graffiti Wall realizada com os alunos do 12º L da Escola Secundária de Vila Verde, em novembro, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, resultou a seleção do melhor graffiti.
Foi atribuída simbolicamente, aos dois vencedores, uma t-shirt com a estampagem do seu graffiti.
Nas instalações da Escola Secundária de Vila Verde a equipa da Casa  do Conhecimento, teve o prazer de oferecer as referidas t-shirts aos alunos que se mostraram surpresos e satisfeitos com a iniciativa.
Parabéns à Nair e ao Bruno!
 
;