quinta-feira, 18 de julho de 2013

"Playful Garden" - ESMAE e Casa do Conhecimento

Os alunos Rita Maia e Duarte Lages, da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP), defenderam projeto final de curso de Tecnologias da Comunicação Multimédia, no Salão Nobre do município de Vila Verde.
O projeto apresentado consiste numa instalação interativa denominada "Playful Garden" e foi desenvolvida com o apoio da Casa do Conhecimento, no âmbito da futura Sala Imersiva. A instalação permite a interação corporal com todo um ecossistema representativo de um campo de cultivo virtual, bem como a interação tangível através de um regador real cuja inclinação faz nascer plantas no cenário digital. Complementada por uma banda sonora envolvente e um conjunto de efeitos sonoros alusivos, de uma forma lúdica e educativa, é possível interagir com corvos que ameaçam destruir a plantação, simpáticas abelhas que zunem à volta dos utilizadores ou de um arisco coelho que se esconde na sua toca.



A sessão teve início com uma apresentação do Eng.º José Ismael Graça no sentido de contextualizar a dinâmica da Casa do Conhecimento e a sua relação com o projeto desenvolvido. Além do Coordenador da Licenciatura em Tecnologias da Comunicação Multimédia do ESMAE-IPP, Professor João Donga, a comitiva de docentes/investigadores contou ainda com os seguintes membros do Júri: Arguente - Mestre Luís Sarmento, docente na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto, Orientador - Dr. Tiago Dionísio, docente na Licenciatura em Tecnologias da Comunicação Multimédia e como Presidente, o artista multimédia, Mestre Márcio Paranhos. Este projeto, considerado pelo júri de qualidade superior pela dificuldade técnica e interdisciplinariedade, será alvo de um processo de "work in progress", nos próximos 6 meses, por parte da equipa da Casa do Conhecimento em estreita articulação com os autores.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;