sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vila Verde inaugurou rede das Casas do Conhecimento - Videoconferência com Fafe, Vieira do Minho e Paredes de Coura

O Município de Vila Verde associou-se, esta manhã, à videoconferência que assinalou o primeiro acto da rede das Casas do Conhecimento, um projecto dinamizado pela Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica e os municípios de Fafe, Paredes de Coura, Vieira do Minho e Vila Verde.
Os quatro municípios têm já em funcionamento as suas Casas do Conhecimento, que ficam no edifício da Biblioteca Municipal de Fafe, na Casa de Lamas de Vieira do Minho, no imóvel reabilitado contíguo à Câmara de Paredes de Coura e, no caso de Vila Verde, na Biblioteca Municipal, enquanto se conclui a construção do Edifício da Casa do Conhecimento.

«Devido à conjuntura actual, a obra de construção do edifício que acolherá a Casa do Conhecimento de Vila Verde está mais atrasada do que aquilo que era esperado, pois previa que o edifício estivesse concluído e que esta primeira conferência já ocorresse nas suas instalações», começou por salientar o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, numa actividade que juntou os seus homólogos de Fafe, Paredes de Coura e Vieira do Minho.

«O edifício da futura Casa do Conhecimento de Vila Verde faz um apelo muito grande às novas tecnologias, é um espaço onde se vai poder acompanhar a evolução dos tempos», nota o autarca vilaverdense. «Ainda bem que se associaram novos parceiros, o projecto ficou enriquecido e poderá crescer ainda mais com novas parcerias, pois - quanto maior for a rede - maior será a diversidade das acções no terreno».

Na acção inaugural, esta manhã, Vila Verde, Fafe e Paredes de Coura participaram a partir de instalações municipais e Vieira do Minho a partir da Universidade do Minho.
O edil de Vila Verde está convicto de que «as Casas do Conhecimento vão contribuir para o desenvolvimento integrado dos territórios. Este é um projecto que permite que os Municípios da rede possam ter uma base de ensino superior, uma importante mais-valia para os Municípios e também para a própria universidade», salientou, na altura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, que se fez acompanhar da Vereadora da tutela, Drª Júlia Rodrigues Fernandes, e pelo coordenador municipal do projecto, oEngº Ismael Graça. 
E foi mais longe: «Esta extensão regional da UMinho promove, de modo inovador e integrado, programação conjunta e dispersa pelos cinco pólos. 

Cursos de pós-graduação, mostras interativas, jornadas criativas, workshops tecnológicos, debates, momentos culturais e lúdicos são exemplos de iniciativas agendadas.

Aproveitando a ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde apresentou um pequeno vídeo com aquilo que tem sido a actividade desenvolvida pela Casa do Conhecimento de Vila Verde.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;