quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Acção de [In]formação de “Programação Criativa em Scratch" na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Vila Verde-Professor Machado Vilela acolheu, esta quarta-feira, uma acção de "[In]formação de Programação Criativa em Scratch", promovida pela Casa do Conhecimento. Esta acção foi animada pelos professores Teresa Marques e Miguel Figueiredo, do Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Setúbal. Teve como público-alvo técnicos do município e professores do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

Sob o olhar atento da Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Drª Júlia Fernandes, presente na sessão de abertura, foram dadas a conhecer «as imensas possibilidades criadas por esta tecnologia oriunda do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que permite às crianças e jovens serem produtores de conteúdos e interacções, e aos educadores e professores servir como ferramenta de ensino/aprendizagem».
Refira-se que a programação (de computadores) criativa é umas das áreas estratégicas de intervenção da Casa do Conhecimento. De acordo com o seu responsável coordenador, o Engº Ismael Graça, pretende-se, por via disso, «criar as condições para o surgimento de um núcleo de competências de programação criativa em Scratch, sem esquecer a ligação aos ambientes interactivos e à electrónica criativa. Esta é mais uma iniciativa exploratória mas que se pretende repetir e alargar aos outros agrupamentos do concelho e a todos os professores, formadores e criativos interessados nesta temática».

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;